Um Feiticeiro de Terramar, da consagrada autora norte-americana Ursula K. Le Guin (1929-2018), foi agora relançado pela Relógio d’Água. Sobejamente conhecida como escritora de ficção científica, autora de obras como A Mão Esquerda das Trevas (Relógio d’Água) ou Os Despojados, Ursula K. Le Guin fez também a sua incursão no mundo da fantasia.

Numa terra longínqua chamada Terramar vive o maior de todos os arquimagos. O seu nome é Gued, mas há muito tempo atrás, ele era um jovem chamado Gavião, um ser estranho, irrequieto e sedento de poder e sabedoria, que se tornou aprendiz de feiticeiro. O primeiro livro começa justamente com a história deste menino de cerca de 12 anos que por acaso ouve a tia a dizer umas estranhas palavras para dar ordens a uma cabra e que acaba por a imitar, lançando involuntariamente um esconjuro sobre o rebanho inteiro. Esta é a história da sua iniciação no mundo da magia e dos desafios que teve que superar. Aceite como aprendiz por um mago que amansou montanhas e evitou um terramoto, rapidamente é enviado numa viagem por mar depois de ter profanado antigos segredos e libertado uma negra e pérfida sombra sobre o mundo.

“O que se passava era que aquela gente pressentia o que ele sabia ser verdade. Que ele estava posto à parte deles, desligado deles à força, que levava sobre si uma maldição e tinha de seguir uma coisa de treva. Ele era como um vento frio perpassando através da sala iluminada pelo lume, uma ave negra trazida de terras estranhas por uma tempestade.”

Esta tetralogia é uma das maiores criações da literatura fantástica, embora não nos transporte para mundos muito diferentes do nosso. A escrita é sóbria e cuidada, criando sem dificuldade um ambiente misterioso e mágico que parece emanar do nosso próprio inconsciente e imaginário.

O Ciclo Terramar constitui uma tetralogia – em tempos já publicada entre nós pela Editorial Presença – constituída pelos seguintes volumes: O Feiticeiro e a Sombra; Os Túmulos de Atuan; A Praia Mais Longínqua; Tehanu – O nome da estrela. Este conjunto de histórias é tão apreciado e quase tão conhecido como As Crónicas de Nárnia, de C.S. Lewis ou O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. São, no entanto, histórias diferentes de tudo o que já se escreveu. Ainda que sejam usualmente apontados como leitura destinada aos mais novos, a escrita não é tão acessível aos mais pequenos, embora possa facilmente cativar jovens adolescentes e adultos-crianças. A série de livros sobre Terramar, originalmente publicados em 2001, tem milhares de exemplares vendidos em todo o mundo, foi agraciada com prémios como o National Book Award e o Prémio Nebula, entre outros.

São obras de tal referência que Goro Miyazaki, o famoso realizador japonês de filmes de animação do Studio Ghibli, realizou Contos de Terramar, filme japonês de animação de fantasia. Aparentemente a autora terá ficado desiludida com o resultado final. O mesmo parece ter acontecido com os fãs da casa Ghibli.

Do Ciclo Terramar apenas dois destes títulos continuam disponíveis, podendo ser encontrados no site da editora a um preço bastante reduzido, de cerca de 4 euros. Os Túmulos de Atuan e Tehanu – O nome da estrela, os volumes 2 e 4, respectivamente, estão aparentemente descontinuados. A tradução de Um Feiticeiro de Terramar, agora pela Relógio d’Água, parece corresponder à tradução da edição anterior, uma vez que mantém o mesmo tradutor Carlos Grifo Babo. Mais recentemente esta editora publicou também Do Outro Lado do Sonho, com tradução de Maria Amélia Silva.

Ursula K. Le Guin (1929), Berkeley, Califórnia. Filha da escritora Theodora Kroeber, a autora tem uma vasta obra publicada, incluindo poesia, contos e romances, entre os quais se destaca A Mão Esquerda das Trevas, galardoado com o Prémio Hugo e com o prémio Nebula para melhor romance de ficção científica em 1969. Em 1974 recebeu também o prémio Nebula com o livro The Dispossessed. Nesse mesmo ano, o primeiro livro da tetralogia do ciclo Terramar (originalmente publicado em português com o título O Feiticeiro e a Sombra) recebeu o «Boston Globe Horn Book Award for Excellence». Os dois livros seguintes deste ciclo também foram homenageados com prémios literários: Os Túmulos de Atuan recebeu o Newbery Honor Book Award de 1970. Em 1973, A Praia Mais Longínqua ganhou o National Book Award for Children’s Books. O último volume da tetralogia intitula-se Tehanu – O nome da estrela.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.