O sol, o mar & as estrelas, de Iulia Bochis, com o subtítulo Sabedoria ancestral para um caminho de cura, foi publicado no final do ano passado pela Iguana. Uma história sobre os vários momentos importantes que enfrentamos enquanto viajamos pelas nossas vidas.

«Uma viagem de mil quilómetros começa com um único passo.» (Lao-Tsé)

Este livro-álbum conjuga ilustrações e citações filosóficas (com destaque para Lao-Tsé ou Rumi, mas também incluindo poetas como Emily Dickinson), de modo a veicular uma mensagem tão simples e visual quanto alegórica. Um pouco como a vida, o livro divide-se em quatro partes, que correspondem às estações do ano, de modo a contar, sobretudo por imagens, uma viagem de crescimento pessoal com a qual todos nos podemos identificar, em algum momento.

É um livro para ler e reler, para folhear e redescobrir, pois há pequenas mensagens ou pormenores subliminares que podem passar despercebidos. Destaque-se o harmonioso jogo de cores, grafismos e frases à medida que a jovem viajante se move da escuridão para a luz através do ritmo das estações, e, discretamente, é muitas vezes acompanhada pela lua que vai passando por várias fases, até parecer transmutar-se num radioso sol.

Iulia Bochis é uma ilustradora romena que vive, atualmente, na Suíça. Começou o seu percurso nesta área em 2019, quando passou um ano a viajar pela Ásia e manteve um diário ilustrado onde ia relatando todas as aventuras. É criadora da página de Instagram @iuliastration, que conta com mais de 550 mil seguidores.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.