Amor é…, de Sophie Beer, publicado pela Lilliput, com tradução de Raquel Dutra Lopes, conjuga ilustrações divertidas e ternurentas, cheias de cor, alegria, ritmo, com afirmações simples que se limitam a sugestionar as ínfimas manifestações do amor. Desde fazer um bolo numa data especial a afugentar os monstros ou dar um beijo de boa-noite, este álbum mostra-nos como o amor se pode demonstrar em ínfimos gestos do quotidiano: pai e filha numa festa de chá ou uma família inteira, numa tenda improvisada, a ler mais uma história, já cheios de sono…

As ilustrações focam-se sobretudo na vida famíliar (o título original do livro é, aliás, Love makes a Family), e são pertinentemente inclusivas, evidenciando como o conceito de lar hoje deve ser entendido para além do género, etnia ou religião, e abrange todos, independentemente de terem um só pai ou uma só mãe, mãe e pai, dois pais, e duas mães. Em suma, a mensagem é a de que todas as famílias são diferentes, mas todas elas são feitas a partir de um mesmo ingrediente: o amor.

Sophie Beer licenciou-se em Direito e também em Indústrias Criativas, com distinção, na Queensland University of Technology. Desligou-se da lei e agora trabalha principalmente com ilustração infantil e outros assuntos editoriais. É autora de outro álbum publicado em Portugal pela Lilliput, sobre questões ambientais, intitulado Mudar Começa por Nós.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.