De coração para coração, com texto de Sua Santidade, o Dalai Lama, e ilustrações do cartoonista Patrick McDonnell, álbum publicado pela Albatroz (Grupo Porto Editora) e traduzido por Ana Bravo, traz uma mensagem de esperança e mudança, envolta em sabedoria e fantasia.

Numa edição de capa dura, em formato maior, este livro reúne três textos diferentes que se interligam. Com o subtítulo de Uma conversa de amor e esperança sobre o nosso precioso planeta, as primeiras páginas são uma sucessão de ilustrações de incêndios, um flagelo que tem ocorrido um pouco por todo o mundo, desde a Amazónia ao Tibete.

Na residência de Dalai Lama em Dharamsala, na Índia, Sua Santidade interrompe a sua meditação matinal quando chega um visitante especial, um Panda Gigante que viajara muitos quilómetros em busca de refúgio ao ver o seu lar ameaçado. Cumprimentam-se como amigos, e em seguida o Dalai Lama convida o Panda para um passeio pela floresta. Nesse passeio lança-se um repto sobre a importância da bondade e da compaixão para com a Natureza pois dela depende a nossa sobrevivência, e, simultaneamente, a nossa própria sobrevivência depende da Natureza.

Este livro é, na verdade, constituído por três distintos textos, com datas diferentes (1995, 1999 e 2020), que se interrelacionam perfeitamente formando uma inspiradora mensagem essencialmente visual, onde as imagens quase falam por si, e o texto que as acompanha é mínimo. As ilustrações de McDonnell cativam quer os adultos quer os mais jovens, num hino à compaixão e à sobrevivência, para bem da nossa própria espécie.

Sua Santidade, líder espiritual dos budistas tibetanos, neste texto apresenta-nos alguma da vida selvagem que encontrou pelo caminho, na sua viagem de três meses pelo Tibete, quando aos dois anos foi reconhecido como o Dalai Lama. Neste álbum fala-nos ainda de uma ética para o milénio e reflecte sobre o futuro do nosso planeta, apelando a uma revolução compassiva, lembrando-nos de que somos todos membros de uma única família que partilha uma pequena casa chamada Terra.

Sua Santidade, o XIV Dalai Lama Tenzin Gyatso nasceu em 1935, oriundo de uma família de camponeses, numa pequena aldeia situada no nordeste tibetano. Com apenas dois anos foi reconhecido como a reencarnação do décimo terceiro Dalai Lama, o líder espiritual do Tibete.

Dalai Lama viaja pelo mundo espalhando a sua mensagem de paz e de compaixão, realçando a importância de reconhecer a unidade dos sete mil milhões de seres humanos que habitam o nosso planeta. Para honrar a sua campanha de não violência para acabar com o domínio chinês no Tibete, e pela sua abordagem ética para combater mudanças climáticas, foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz em 1989.

Patrick McDonnell é um autor bestseller do New York Times. É o criador das tiras de BD Mutts, publicadas em mais de 700 jornais por todo o mundo, que a Twentieth Century Fox está a adaptar ao grande ecrã. Já recebeu inúmeros galardões, nomeadamente o prémio de honra com maior prestígio no mundo da BD: o Reuben.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.