O sol, o mar & as estrelas, de Iulia Bochis, com o subtítulo Sabedoria ancestral para um caminho de cura, foi publicado no final do ano passado pela Iguana. Uma história sobre os vários momentos importantes que enfrentamos enquanto viajamos pelas nossas vidas.
«Uma viagem de mil quilómetros começa com um único passo.» (Lao-Tsé)
Este livro-álbum conjuga ilustrações e citações filosóficas (com destaque para Lao-Tsé ou Rumi, mas também incluindo poetas como Emily Dickinson), de modo a veicular uma mensagem tão simples e visual quanto alegórica. Um pouco como a vida, o livro divide-se em quatro partes, que correspondem às estações do ano, de modo a contar, sobretudo por imagens, uma viagem de crescimento pessoal com a qual todos nos podemos identificar, em algum momento.
É um livro para ler e reler, para folhear e redescobrir, pois há pequenas mensagens ou pormenores subliminares que podem passar despercebidos. Destaque-se o harmonioso jogo de cores, grafismos e frases à medida que a jovem viajante se move da escuridão para a luz através do ritmo das estações, e, discretamente, é muitas vezes acompanhada pela lua que vai passando por várias fases, até parecer transmutar-se num radioso sol.
Iulia Bochis é uma ilustradora romena que vive, atualmente, na Suíça. Começou o seu percurso nesta área em 2019, quando passou um ano a viajar pela Ásia e manteve um diário ilustrado onde ia relatando todas as aventuras. É criadora da página de Instagram @iuliastration, que conta com mais de 550 mil seguidores.
Leave a Comment