O Fio Invisível, com texto de Míriam Tirado e ilustrações de Marta Moreno, é um belíssimo livro da Nuvem de Letras, chancela da Penguin Random House Grupo Editorial.

Um dia, quando a mãe lhe dá banho, a Sara pergunta para que serve o umbigo, agora que já saiu da barriga da mãe e cresceu. Mal sabe ela que finalmente vai descobrir o segredo que o umbigo guarda, pois é do umbigo que sai um fio invisível que une a Sara a todas as pessoas que mais ama: a mãe, o pai, os avós, os tios, os primos, os amigos… inclusivamente a quem ainda não conheceu, mas se prepara para entrar na sua vida.

A Sara aprende a lição e ensina-nos também a não voltar a ter medo quando estamos sozinhos, mostrando-nos como estamos sempre ligados, além do tempo e do espaço.

Este álbum para a infância, de texto extenso e divertidas ilustrações, mostra-nos como a nossa vida pode ser cheia de fios, sem que estes nunca se enredem ou nos empecilhem. Um livro que ajuda fortalecer laços com quem amamos e incentiva a expressar sentimentos, especialmente indicado para situações de separação ou de luto.

Míriam Tirado é uma das mais influentes e reconhecidas consultoras em parentalidade consciente a nível internacional. Com mais de 90 mil seguidores no Instagram e mais de 39 mil subscritores no seu canal de YouTube, alguns dos seus vídeos superam as 100 mil visualizações.

Dedica-se a ajudar mães e pais a conectarem-se com os filhos, por meio de sessões de consultoria, cursos, workshops, conferências e livros. É autora de vários livros, para adultos e infantis, além de jornalista especializada em maternidade, paternidade e parentalidade. Também escreve no seu blogue e redes sociais. O seu objetivo é comunicar, de todas as formas possíveis sobre parentalidade, saindo do paradigma tradicional baseado no controlo e no medo. Defende uma outra forma de criar os filhos: através da conexão, da consciencialização e do respeito. Desta mesma autora está publicado pela Arena o livro Birras.

Marta Moreno é ilustradora de livros infantis e professora do Ensino Básico. Estudou na Escola D’art I Disseny, em Tarragona, e trabalha como ilustradora profissional desde 2008.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.