Um livro que é para ir lendo faseadamente. Nexus assinalao fantástico regresso do autor bestseller e mundialmente aclamado de Sapiens. A tradução é de Miguel Romeira.

Além da adaptação de Sapiens a banda desenhada em três volumes, este é o quarto livro do autor, publicado entre nós pela Elsinore, depois de Sapiens: História Breve da Humanidade, Homo Deus: História Breve do Amanhã e 21 Lições para o Século XXI.

Um volume de quase 600 páginas, em que cerca de 70 páginas são referentes a notas.

«As histórias uniram-nos.

Os livros difundiram as nossas ideias — e mitologias.

A Internet prometeu-nos um conhecimento infinito.

O algoritmo descobriu os nossos segredos — e, depois, virou-nos uns contra os outros.

O que fará a inteligência artificial?»

Nexus, com o subtítulo «História Breve das Redes de Informação da Idade da Pedra à Inteligência Artificial», prenuncia um futuro negro para a Humanidade, se continuarmos a permitir a ascensão desregrada da inteligência artificial, a primeira tecnologia que, além de já poder criar arte e de reunir informação (numa visão ingénua de que a informação é “a matéria-prima da verdade”), é igualmente capaz de gerar ideias e de decidir autonomamente, sem ser necessária qualquer intervenção humana…

Este livro retoma assim, de certo modo, aquilo que o autor já preconizava quando publicou em 2016 (há quase 10 anos, portanto) Homo Deus: História Breve do Amanhã. Se nesse livro Harari preconizava já um conjunto de perigos trazidos pelas novas tecnologias da informação, aquilo que então parecia saído de ficção científica tornou-se agora realidade, num ritmo de mudança cada vez mais acelerado em que o poder se desviou do humano para o algoritmo.

Numa era de ascensão da inteligência artificial, que pode bem representar a maior revolução da informação na História, neste livro o autor procura demonstrar como a História deve mergulhar no passado, sim, mas para estudar a mudança.

Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, Harari tem-se dedicado ao estudo e ensino da História, encorajando os seus alunos a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade. É autor de numerosos artigos científicos e várias obras publicadas pela Elsinore: Sapiens: História Breve da Humanidade, Homo Deus: História Breve do Amanhã e 21 Lições para o Século XXI, todos bestsellers internacionais recomendados por personalidades como Barack Obama e Bill Gates; e ainda Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1), Sapiens: Os Pilares da Civilização (Novela Gráfica, vol. 2) e Sapiens: Os Donos da História (Novela Gráfica, vol. 3).

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.