A Alegria da Avó é um livro infanto-juvenil com texto de Corrinne Averiss e ilustrações de Isabelle Follath. Publicado pela Fábula, a tradução é de Lara Xavier.

A Nonô gosta muito de visitar a avó. Gosta dos seus bolos, do seu gato, dos ratinhos por cima da lareira. E especialmente gosta muito do sorriso da avó.

Mas, ultimamente, a avó da Nonô não parece a mesma. A mãe diz que não sabe o que aconteceu, mas é como se ela tivesse perdido a alegria.

Então, a menina, com o seu saco de «caça à alegria» às costas, decide ir procurar a alegria para a devolver à avó.

Um livro pertinente, que ajuda a tratar temas delicados com os mais novos, como a depressão, o envelhecimento, e como as nossas maiores riquezas são imateriais e impossíveis de agarrar com as mãos.

As ilustrações, como sempre nos livros da coleção Fábula, são maravilhosas, e os desenhos aqui, cheios de pormenor, parecem ter sido traçados com finos lápis de cor.

Corrinne Averiss é uma autora britânica de livros para crianças, vários deles aclamados pela crítica e nomeados para diversos prémios.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.