Tarot dos Anjos, de Maria Olinda

Tarot dos Anjos, de Maria Olinda, publicado pela Pergaminho, é um conjunto que engloba um guia completo acompanhado de um baralho ilustrado de 49 cartas.

A autora fala-nos da sua paixão pelos anjos e da forma como estes comunicam connosco, de formas variadas e subtis, sem que muitas vezes nos apercebamos de que fomos “tocados” por essas entidades divinas que nos procuram dar alento, conforto, orientação e proteção.

Afirma a autora que «O propósito deste livro é dar-lhe a conhecer as ferramentas – que na verdade já possui, embora possa não ter consciência delas – para intuir a presença dos anjos e escutar mais claramente as orientações que eles têm para lhe dar. Como as boas amas, eles estão sempre ao nosso redor. Basta afinarmos a capacidade intuitiva, a nossa recetividade espiritual, para os podermos sentir e integrar a sua presença nas nossas vidas.»

Acredite-se ou não em anjos, este baralho, como muitos outros, apela ao nosso inconsciente, e pode transmitir mensagens importantes no momento certo. Este baralho (ou talvez possa usar simplesmente o livro, abrindo ao calhas numa página) ensina-o a apurar a sua capacidade intuitiva e a sua recetividade espiritual, para poder sentir os anjos que estão à sua volta e integrar a sua presença deles no seu quotidiano.

O baralho ilustrado de 49 cartas representam 35 anjos, 7 glórias e 7 feridas. As glórias correspondem a virtudes e as feridas ao que tradicionalmente se chama de pecados. A autora apenas opta por evitar linguagem com conotação religiosa menos positiva

A autora escolheu apenas os anjos com que sente maior afinidade no seu trabalho como terapeuta holística. As 35 cartas de anjos estão agrupadas por ordens: Arcanjos; Principados; Anjos da Guarda; Serafins.

Infelizmente o trabalho de conceção artística do baralho deixa a desejar, uma vez que as cartas são sempre iguais, dentro das mesmas ordens de anjos… O desenho não varia, apenas as cores… Considerando que um baralho de Tarot vive das cores e do simbolismo, perde-se muito com esta indiferenciação…

Este baralho é assim um instrumento prático de autoconhecimento, de meditação e de mindfulness, que nos ajuda a conferir atenção às nossas ações e preocupações. As cartas podem ser lidas isoladamente ou então pode seguir alguns dos métodos de leitura que a autora sugere e explica.

Maria Olinda é terapeuta holística com formação em Psicologia, Medicinas Tradicionais e Naturopatia. Os seus campos de estudo complementares incluem a Astrologia e a Numerologia. É autora de Tarot – Um Guia Completo (outro conjunto de livro e cartas) e Respostas do Universo; ambos publicados pela Pergaminho.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.