Os Olhos Grandes da Menina Pequenina, com texto de Ondjaki e ilustrações de Carla Dias, foi recentemente publicado pela Caminho. Este novo livro infantil de Ondjaki representa ainda um encontro entre dois autores da lusofonia, cruzando o texto do autor angolano com as belíssimas ilustrações da moçambicana Carla Dias.

Os Olhos Grandes da Menina Pequenina conta a história de uma menina muito pequenina, com olhos enormes e muito bonitos, mas que não sabia chorar, mesmo quando caía e se magoava. Até que um dia a avó lhe faz uma surpresa…

Um livro que é um elogio às emoções e aos sentimentos que habitam em todos nós. As ilustrações são exuberantes e originais, ora com um toque mais clássico ora com laivos de surrealismo, dando largas à nossa imaginação e ao sonho. Em quase todas as páginas se apresentam olhos e gotas de água, imagens símiles que ganham a força do símbolo.

O escritor Ondjaki nasceu em Angola, em 1977. “Gosta de ouvir e de contar histórias. Gosta de crianças e de mais velhos. Nem sempre se lembra do que sonhou, mas gosta de sonhar mesmo com aquilo de que não se lembra. Já escreveu alguns livros, e quer escrever mais. Também gosta de lesmas, grilos, borboletas e gambuzinos.”

Carla Dias nasceu em Moçambique, em 1972. Gosta de desenhar e pintar. “Gosta do riso das pessoas e das amizades. Imagina mundos diferentes onde não há infelicidade. Os quadros que pinta têm todas as cores que existem no universo. A sua melhor amiga é uma cadela chamada Lolita que leva consigo para todo o lado.”

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.