A Akiara tem quatro novidades que já chegaram às livrarias. Nesta primavera, a AKIARA publica álbuns ilustrados profundos e atuais, nos quais foi trabalhando durante mais de um ano. Entre as novidades, destaca-se o livro sem palavras Brincamos às escondidas, o primeiro título da nova coleção AKIMIRA: jogos sem palavras. É o primeiro álbum de Verónica Fabregat, ilustradora e designer nascida em Castellón de la Plana. Estão já previstos outros dois títulos, também inspirados em jogos tradicionais e passados em paisagens distintas.

Com um formato especial, o livro mostra como se pode contar uma história só com imagens. Este “silent book” inicia uma nova coleção para a primeira infância. E para acompanhar as palavras que se escondem dentro das ilustrações, a história puramente visual que aqui se conta parte do jogo tradicional das escondidas, brincadeira comum a várias culturas.

O pretexto do jogo rapidamente é esquecido e as sete crianças (neste mundo não entram adultos) deixam-se maravilhar pela natureza deslumbrante que os envolve, até que se afastam do caminho e, entretanto, apercebem-se que falta um amigo que urge encontrar antes que caia a noite.

As ilustrações muito detalhadas, feitas a lápis de cor, permitem ir descobrindo uma série de pequenos pormenores, como os muitos animais escondidos em cada cena. O guião é trabalhado de forma a que não façam falta as palavras, deixando a cargo das crianças, especialmente das mais novas, construir o próprio guião da narrativa. Cada leitor pode assim contar a sua própria história, adotando um papel observador e ativo.

A produção do álbum foi pensada para ser local e sustentável. Em vez de imprimir este livro na China, em cartão plastificado (como é habitual fazer com este formato), optou-se por imprimi-lo em Barcelona (onde está sediada a editora), com papel de grande qualidade e certificação ecológica, encadernação à holandesa (lombada de tela e plafons) e capa serigrafada sobre cartão. Estas escolhas resultam num processo mais artesanal e sustentável, reduzindo a pegada de carbono.

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Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.