A Volta Ao Mundo Em Papel, com texto e ilustrações de Martina Manyà, publicado pela Orfeu Mini, é um álbum infantil minimalista. De forma simples, convida os mais pequenos a descobrir os segredos de uma folha de papel.
Para tal, começa por dar uma volta maior, em jeito de introdução de conversa: “A nuvem traz a chuva.” Daí, num círculo perfeito, conta-se a história gradualmente, para aguçar a curiosidade dos mais novos, de como a chuva rega a árvore e a faz crescer, do lenhador que corta a árvore e a leva para a fábrica, onde é cozinhada a pasta de papel.
Faz-se então uma volta ao mundo (em bicicleta) e uma viagem no tempo, percorrendo milhares de anos e de quilómetros, até ao Egipto e à China, passando ainda pela Índia e Japão, para contar a história dos suportes de escrita universais. Curiosamente, inclui-se o papiro, mas ficam de fora outros suportes como o pergaminho (talvez por implicar explicar como se usavam as peles de animais).
O trabalho da autora caracteriza-se pela mistura de diferentes linguagens, materiais e formatos.
Destaca-se neste livro a técnica de corte e recorte, pois as imagens e até mesmo algumas das palavras-chave sobressaem da folha de papel como numa colagem – de forma divertida, encontramos inclusive este mesmo livro dentro do livro. Da mesma forma que a autora brinca com a representação, quando inicia esta história da folha de papel justamente com a frase: “Há uma nuvem nesta folha de papel.” Resta dizer que as folhas de papel deste livro tiveram origem em florestas sustentáveis.
Martina Manyà vive entre Lisboa e Barcelona. Na Orfeu Mini, ilustra o divertido álbum CRAC!, uma história pintada de cores exuberantes em que nem tudo é o que parece.
Publicou Um Ponto que Dança nas edições Whilepaper, obra que tem dado origem a várias actividades plásticas e performativas.
Leave a Comment