Se um dia…, de Maria Inês Almeida, com ilustrações de Manel Cruz, é uma edição conjunta da Porto Editora e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Se um dia… é um pequeno álbum infanto-juvenil, em formato rectangular, que começa por explicar de forma acessível e prática, numa série de respostas que completam a expressão que dá nome ao livro. De forma gradualmente mais imaginativa e fantasiosa, conforme as próprias frases começam a ganhar asas, o texto expõe as variadas formas de criar – da pintura à música, da realização com um simples smartphone ou da criação de videojogos à tradução. Relembra-se assim a criança e o jovem que cada acto de criação é salvaguardado pelo direito da originalidade, isto é, ensinando que ao criar uma obra estamos simultaneamente a deixar uma marca no mundo que, ainda que possa ser copiada ou imitada por outrem, mais ou menos livremente, tem a sua própria marca de origem. O nome do criador deve, portanto, ser respeitado – num mundo onde parece haver cada vez menos margem para criar algo novo… É assim que este texto, que se equilibra entre o criativo e o informativo, procura explicar aos jovens leitores o Código do Direito de Autor e, no caso português, a existência da Sociedade Portuguesa de Autores, fundada em 1925. Num tempo em que a informação está cada vez mais acessível, de forma gratuita, imediata e, também, pouco filtrada, este livro é uma excelente forma de relembrar aos mais novos as infindas formas de deixarmos, pela arte ou pela técnica, a nossa marca no mundo, e sobretudo de lhes fazer ver como devemos procurar respeitar os direitos de criação, evitando o plágio ou a cópia descarada. A publicação é editada pela Porto Editora, tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e da Organização de Estados Ibero-Americanos.

O texto poderia, contudo, aprofundar mais as questões envolvidas nos direitos de autor, de que forma se aplicam as leis, ou como é que por vezes infringimos direitos sem sequer sabermos – actualmente é cada vez mais difícil, por exemplo, partilhar vídeos com algum tipo de som nas redes sociais, pois automaticamente o áudio é suprimido, mesmo quando não há propriamente uma música…

Maria Inês Almeida nasceu em Lisboa e é jornalista de formação. Trabalhou vários anos como jornalista, e decidiu entrar no mundo dos livros infantojuvenis em 2009. Tem mais de 65 livros publicados (vários constam no Plano Nacional de Leitura).

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.