De volta

Sabedoria Zen para Mentes Ansiosas, de Shinsuke Hosokawa

Sabedoria Zen para Mentes AnsiosasConselhos simples de um monge budista, de Shinsuke Hosokawa, publicado pela Pergaminho, com tradução de Elsa T. S. Vieira, é um pequeno guia interior para ir folheando, lendo, divagando, criando bolsas de calma e silêncio nos nossos quotidianos agitados.

Ainda que possa ser lido como um texto único, pois as várias frases, por vezes isoladas e intervaladas na página, encadeiam-se numa sequência lógica, este livro está pensado como uma antologia de curtas meditações. A cada página pode encontrar uma ou mais frases, e pode lê-las isoladamente, parando e refletindo naquilo que é tocado em si, ou pode deixar-se descontrair conforme prossegue na leitura, interligando as várias frases.

Como explica o autor numa breve introdução, «Embora o budismo zen possa parecer inalcançável ou distante, a sua filosofia básica pode ser condensada como “o conhecimento necessário para viver a vida com uma mentalidade positiva”.

O livro reúne assim 52 princípios ou ensinamentos zen, agrupados pelas 4 estações do ano, e que correspondem às estações das nossas vidas assim como, no budismo, às 52 fases que conduzem à iluminação.

Estes pensamentos e ditados budistas zen estendem-se pelas páginas do livro com um design espaçoso, num estilo poético e acessível. O texto é igualmente emoldurado por ilustrações, a preto e branco, da autoria de Ayako Taniyama, desenhadas num traço simples e elegante. O propósito é ajudar-nos a acalmar a ansiedade, a abrandar os nossos pensamentos e a trazer ou, melhor dizendo, a redescobrir a serenidade da nossa alma.

Shinsuke Hosokawa, sumo sacerdote do templo zen budista Ryuun-ji, em Tóquio, é autor de vários livros de divulgação do zen, todos eles sucessos de venda internacionais.

«Não existe cura para a ansiedade porque não existe cura para a vida. Não há remédio para a mente inquieta porque a mente é inquieta por natureza. Há apenas duas coisas: O Aqui. O Agora.»

print
Paulo Nóbrega Serra
Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *