Sabedoria Zen para Mentes AnsiosasConselhos simples de um monge budista, de Shinsuke Hosokawa, publicado pela Pergaminho, com tradução de Elsa T. S. Vieira, é um pequeno guia interior para ir folheando, lendo, divagando, criando bolsas de calma e silêncio nos nossos quotidianos agitados.

Ainda que possa ser lido como um texto único, pois as várias frases, por vezes isoladas e intervaladas na página, encadeiam-se numa sequência lógica, este livro está pensado como uma antologia de curtas meditações. A cada página pode encontrar uma ou mais frases, e pode lê-las isoladamente, parando e refletindo naquilo que é tocado em si, ou pode deixar-se descontrair conforme prossegue na leitura, interligando as várias frases.

Como explica o autor numa breve introdução, «Embora o budismo zen possa parecer inalcançável ou distante, a sua filosofia básica pode ser condensada como “o conhecimento necessário para viver a vida com uma mentalidade positiva”.

O livro reúne assim 52 princípios ou ensinamentos zen, agrupados pelas 4 estações do ano, e que correspondem às estações das nossas vidas assim como, no budismo, às 52 fases que conduzem à iluminação.

Estes pensamentos e ditados budistas zen estendem-se pelas páginas do livro com um design espaçoso, num estilo poético e acessível. O texto é igualmente emoldurado por ilustrações, a preto e branco, da autoria de Ayako Taniyama, desenhadas num traço simples e elegante. O propósito é ajudar-nos a acalmar a ansiedade, a abrandar os nossos pensamentos e a trazer ou, melhor dizendo, a redescobrir a serenidade da nossa alma.

Shinsuke Hosokawa, sumo sacerdote do templo zen budista Ryuun-ji, em Tóquio, é autor de vários livros de divulgação do zen, todos eles sucessos de venda internacionais.

«Não existe cura para a ansiedade porque não existe cura para a vida. Não há remédio para a mente inquieta porque a mente é inquieta por natureza. Há apenas duas coisas: O Aqui. O Agora.»

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.