Podia Ser Pior, de Einat Tsarfati, traduzido do hebraico por Liba Mucznik, é um álbum infantil, publicado pela Fábula, tão divertido quanto imaginativo, que nos mostra com bom-humor que a vida dá muitas voltas e a forma como experienciamos os seus altos e baixos dependem sempre da nossa perspectiva.

O Alberto, pessimista por natureza, e o Jorge, um eterno optimista, são dois marinheiros cuja embarcação acaba de naufragar. Postos à prova, página após página, o Alberto é o resmungão de serviço, enquanto que o Jorge lhe responde invariavelmente que «Podia Ser Pior». O problema é que as surpresas com que os dois náufragos se deparam se tornam cada vez mais improváveis e absurdas, desde serem engolidos por uma baleia até encontrarem uma arca cheia de animais famintos que não comem há 40 dias. Postos constantemente à prova, enquanto nós deliramos nesta viagem aquática, cheia de azul e cor-de-rosa, será que o Alberto vai finalmente mudar o seu discurso? Ou será o Jorge a desistir da sua boa disposição?

Esta é uma excelente novidade da Fábula nesta rentrée literária, para as famílias que regressam das férias e se preparam para voltar ao trabalho, e para as crianças que começam um novo périplo escolar, que ajuda a relativizar os contratempos típicos do dia-a-dia.

Einat Tsarfati nasceu em Israel e formou-se em Comunicação Visual, na Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalém. Trabalhou como designer e ilustradora numa das principais agências do país, antes de abrir o seu próprio estúdio.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.