Eu (Odeio) Adoro Livros, de Mariajo Ilustrajo, publicado pela Fábula, com tradução de Susana Cardoso Ferreira, é um precioso livro sobre a magia dos livros.

No último dia de aulas, a professora faz aquilo que os professores fazem melhor: inventa uma tarefa para ocupar os alunos durante o seu tempo livre. Assim, a professora anuncia que os alunos têm de ler um livro nas férias.

A menina que odeia livros e que nunca conseguiu ler um livro até ao fim (um pouco como as meninas que não gostam da sopa sem nunca a ter provado) fica logo irritada. Mas depois de a mãe a levar à biblioteca para que ela possa requisitar um livro, aquele que parece ser o pior programa de sempre transforma-se numa grande aventura.

Como acontece noutros livros, as ilustrações em traços singelos, que consistem inicialmente apenas em preto e branco, como desenhos a lápis de carvão rabiscados livremente na página, ganham cor, quando a menina dá por si embrenhada na leitura. As cores servem assim de passaporte para o fantástico mundo que ela descobre dentro do livro que a acompanha para todo o lado, até para o banho, pois vê-se incapaz de o pousar e de se desprender da história.

Da premiada criadora de Inundação e Perdido, esta é uma história mágica sobre uma menina que encontra a alegria de descobrir, pela primeira vez, a ligação a um livro, o prazer de viajar nas asas da imaginação, o maravilhamento de entrar num reino mágico de fantasia, onde inclusivamente faz amigos que lhe servem de guia nesse admirável mundo novo.

Destaque para a singularidade no título, riscado, onde um Eu Odeio Livros se tranforma num Eu Adoro Livros

MariaJo Ilustrajo é uma ilustradora espanhola, radicada no Reino Unido. Completou o seu mestrado em ilustração infantil na Cambridge Anglia Ruskin e já recebeu vários prémios.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.