Camões, As aventuras e desventuras de um poeta épico, com texto do autor português Sérgio Franclim e do ilustrador brasileiro Bruno Ferreira, chega-nos com o selo da Booksmile (Penguin Livros). No ano do seu quincentenário, embora 1524 seja apenas apontado como a sua provável data de nascimento, chegam-nos biografias e obras críticas sobre Camões – a vida, a obra, o pensamento. Este álbum infanto-juvenil pode ser uma óptima introdução à vida e obra do poeta, dirigida aos mais pequenos, com pequenos textos informativos de Sérgio Franclim, professor de Português e Estudos Clássicos, e ilustrações que conjugam um traço moderno com a ambiência, simbologia e imagética histórica, de forma apelativa e divertida, nas imagens criadas pelo ilustrador brasileiro Bruno Ferreira.

O João é muito curioso, como qualquer criança que se preze, e à semelhança do que aconteceu com muitos de nós, quando os adultos se cansam das suas mil e uma perguntas sobre tudo, mandam-no “ir chatear o Camões”. Esta expressão idiomática – e o livro dará mais exemplos e explicações – serve de mote à viagem em torno do poeta que escreveu Os Lusíadas.

Tornando o livro mais interativo, opta-se por arrumar os episódios, factos e curiosidades da vida de Camões a partir de 13 perguntas. Torna-se assim mais fácil aos mais pequenos apreender as aventuras, os feitos, as viagens e as muitas peripécias que o poeta viveu ao longo da escrita do seu grande poema e da sua vida tão venturosa quanto sofrida, entre amores infelizes e lutas com piratas, a prisão e a miséria, o naufrágio e a inglória. No final, constrói-se ainda um resumo d’Os Lusíadas ao longo dos seus dez Cantos e apresentam-se alguns poemas da lírica camoniana.

Reconhecido como um dos mais proeminentes expoentes da literatura mundial, e o autor que melhor representa a literatura portuguesa, Camões é celebrado como símbolo de universalidade e inovação nos domínios da escrita lírica e épica. O que parece certo é que o poeta faleceu no dia 10 de Junho e é a data do seu falecimento que também assinala o dia de Portugal e o dia das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. É também sob o estandarte do nome Camões que se tem disseminado a língua, a cultura e a literatura pelo mundo, mediante os serviços de língua, cultura e cooperação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Sérgio Franclim nasceu em 1978, em Lisboa. Cresceu a contemplar a serra de Sintra e a sonhar com histórias e mitos. Concluiu a licenciatura e o mestrado em Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Em 1999, publicou o primeiro livro. Desde então, a sua obra inclui poesia, ficção, ensaio, teatro e ficção infantojuvenil. Foi livreiro e editor. É professor de Português e Estudos Clássicos na TASIS Portugal. Na Associação Clenardus, desenvolve o Projeto Apolo.

Bruno Ferreira é ilustrador, desenhista de personagens e modelador 3D. Nasceu em Curitiba, no Brasil, em 1988. Cresceu em Colombo sempre gostando de arte e desenhar, apesar disso formou-se em Ciência da Computação e tem uma pós-graduação em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Trabalhou como programador até que o sonho de infância de também trabalhar com ilustração falou mais alto. Participou em coletâneas de histórias em banda desenhada, publicações em revistas e livros didáticos, sempre procurando ajudar a dar vida a universos infantojuvenis.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.