Avó Z, com texto e ilustrações do autor australiano Daniel Gray-Barnett, foi publicado pela Fábula em Fevereiro de 2022.

Este álbum infantil de 40 páginas conta-nos a história original de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto «normal». A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. As primeiras páginas do livro são aliás impregnadas de cinzento. É o seu dia de aniversário, mas os pais, sensaborões, nem admitem a possibilidade de alguma alegria e cor no dia do filho. Então, inesperadamente, a avó Z, em tons de laranja e azul, lhe bate à porta, com o estranho condão de lhe ler os pensamentos e saber os seus desejos secretos, e o conduz numa extraordinária série de inverosímeis aventuras.

Especial destaque para as cores vivas associadas à avó Z que impregnam todo o livro e as suas mirabolantes ilustrações, cheias de humor e magia, até expulsar definitivamente o cinzento inicial.

Este álbum ilustrado fala sobre as relações familiares, a liberdade, os sonhos, e a imaginação.

Uma obra multipremiada, e aclamada pela crítica, que recebeu, entre outros, o Children’s Book Council of Australia Award – Prémio Novo Ilustrador, e integra a Seleção White Raven e a Seleção de Ilustração Anual da Society of Illustrators.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.