A torneira, de Mário de Carvalho, é um delicioso livro infantil, bem ao jeito português, agora publicado pela Porto Editora. Com texto adaptado a partir de um dos Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho, e ilustração de Pierre Pratt, este é o segundo conto de um dos nossos grandes autores, agora numa versão pensada para os mais novos, depois de O homem que engoliu a lua – história a que aqui se alude a certa altura.

O Beco das Sardinheiras podia ser um beco como qualquer outro, encafuado na parte velha de Lisboa, só que as peripécias que aí ocorrem são completamente insólitas. Certo dia, no fundo do beco, “estacionava uma súcia de gaiatos”. No momento em que “todas as brincadeiras estavam feitas e tinham perdido a graça”, o Pedro, miúdo “muito remexido, de enormes olhos azuis, inocente, de quem não foi nem por sombras ao pote da marmelada”, decidiu fazer aquilo que qualquer criança entediada faria: transgredir uma das mais indiscutíveis proibições dos adultos. Incita os amigos a entrar pela porta da gateira, sítio interdito aos miúdos do bairro, onde roda uma torneira que aí encontra… As consequências serão desastrosas…

Não obstante um certo estranhamento de linguagem, ao princípio com um registo coloquial pejado de expressões e palavras próprias do falar popular, num jeito oralizante, o discurso torna-se depois familiar e acessível. Um divertido conto cheio de possibilidades, irreverente e irónico, que permite trabalhar a linguagem com os mais novos (não lhes faltarão palavras novas) e dar largas à imaginação.

As ilustrações de Pierre Pratt são excelentes e compõem perfeitamente o ambiente e o desenho típico de um bairro português.

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciado em Direito. Participou nos movimentos estudantis e na resistência organizada à ditadura. Autor incontornável, com uma extensa obra, entre romance, novela, conto, teatro, e argumento de cinema. Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que eu ouvi na barrica das maçãs.

Pierre Pratt nasceu em 1962, em Montreal, Canadá. Estudou design gráfico no Collège Ahuntsic em Montréal, de 1979 a 1982. Em 1983 publicou as primeiras páginas de banda desenhada, com textos e desenhos. Fez as primeiras ilustrações editoriais em várias revistas canadianas. Já publicou mais de uma centena de livros, no Canadá, em Portugal, França, Espanha, Reino Unido, EUA. A sua obra está traduzida em várias línguas e ganhou diversos prémios nacionais e internacionais.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.