A Grande Baleia, de Benji Davies, com tradução de Rui Lopes, publicado pela OrfeuMini, é o novo volume da série de sucesso A Baleia. Esta magnífica colecção de álbuns infanto-juvenis, cujo primeiro volume inclui até um puzzle com cubos com várias opções possíveis, conhece agora um novo título, numa estreia mundial desta grande novidade.

O Noé mora numa casa junto ao mar com o pai e seis gatos – é deliciosa a forma como os leitores, miúdos e graúdos, podem entreter-se a descobrir onde páram os vários gatos nas ilustrações da casa do Noé, pois eles andam por lá, mais ou menos escondidos; da mesma forma que há outros pormenores ocultos nas ilustrações ternurentas, como o disco de vinil com “Canto das Baleias” na capa.

Depois de termos conhecido o pequeno Noé, quando um dia encontrou uma baleia, que o deixou tão maravilhado quanto preocupado com a sua segurança, o nosso pequeno herói vive agora uma nova aventura, na companhia da sua Avó que está de visita. É Outono e aproxima-se a época das tempestades. À noite, o vento uiva e o Noé não consegue dormir. A Avó decide então contar uma história ao neto.

“Era uma vez uma menina que conheceu uma baleia…”.

Ao longo dessa história, ficaremos a conhecer uma menina que fez amizade com uma baleia e que todos os anos esperava por ela… Até que um dia a baleia não apareceu. Além disso, as tempestades ameaçam destruir a casa da menina e perder tudo.

Mais um livro delicioso, com imagens ternurentas e um toque de magia, que guarda uma pequena surpresa – na revelação final da avó – e nos desperta a consciência para a amizade – para com humanos e animais -, o amor pela natureza e o nosso lugar especial assim como o nosso pequeno e fundamental papel no mundo.

Onde vivo, em Timor-Leste, sensivelmente entre outubro e dezembro, é ponto de passagem para centenas de baleias na sua rota migratória – o que é algo fenomenal de se ver. Este ano, contudo, a chegada das baleias deu-se com um mês de atraso – o que claramente serve de aviso para as alterações climáticas que se fazem sentir cada vez mais.

Benji Davies é um autor e ilustrador publicado internacionalmente, e ainda realizador de animação. Vive em Londres e estreou-se na literatura para crianças em 2014, com o livro A Baleia, pelo qual recebeu em 2014 o Prémio Oscar’s First Book.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.