A Senhora da Magia, de Marion Zimmer Bradley, agora reeditado pela Saída de Emergência, com tradução de Maria Dulce Teles de Menezes, marcou várias gerações de leitores. Este livro constitui o primeiro da saga As Brumas de Avalon. Repartida em quatro volumes, o segundo livro, A Rainha Suprema, já se encontra publicado; e o terceiro, O Rei Veado, está para breve.

Originalmente publicada em 1983, tornou-se um êxito mundial de vendas, sendo a obra mais conhecida de Marion Zimmer Bradley. Esta fantástica recriação das lendas arturianas é feita exclusivamente sob a perspetiva das mulheres por detrás do trono do Rei Artur, de cujos nomes não reza a História: Morgaine, Viviane, Gwenhwyfar, e Igraine. O aspeto mais inovador desta saga é focar-se exatamente na perspetiva de Morgaine, usualmente vista como feiticeira e demoníaca; tendo ficado conhecida nas lendas arturianas como Morgana, a Fada.

Numa era em que o velho mundo pagão e a ascendente religião cristã entram em tensão, Morgaine é ainda criança quando Uther Pendragon ascende ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther e Igraine. Dessa aliança, nascerá Arthur, a criança destinada a salvar as Ilhas. Entretanto Morgaine, dotada com a Visão, é separada do irmão e da família, levada por Viviane para a mítica ilha de Avalon, onde será treinada como sacerdotisa da Grande Deusa.

A saga foi adaptada ao pequeno ecrã, com Julianne Margulies (The Good Wife) no papel de Morgaine.

Marion Zimmer Bradley nasceu em Albany, no estado de Nova Iorque, a 3 de junho de 1930. Começou a escrever ainda em adolescente como forma de subsistir economicamente e fundou uma revista para amadores de ficção científica aos dezassete anos de idade. Em 1952, passou a escrever profissionalmente para várias revistas e, depois de 1958, obteve algum reconhecimento ao publicar o primeiro romance da série Darkover. A série, que viria a totalizar vinte volumes, conta a história de um planeta descoberto nos finais do século XXI, colonizado pelos habitantes da Terra. A autora reorientou-se depois da ficção científica para o género da fantasia, tendo-se tornado uma leitora de culto com legiões de fãs. O livro perfeito para ler ou reler numa escapadela de emergência até um mundo de magia.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.