Trilogia é o segundo romance de Jon Fosse publicado pela Cavalo de Ferro (o primeiro foi Manhã e Noite), com tradução do norueguês por Liliete Martins. Trilogia, como o nome dá a entender, compõe-se de três novelas — «Vigília» (2007), «Os Sonhos de Olav» (2012) e «Fadiga» (2014).
Na primeira novela, Asle e Alida vagueiam exaustos no frio, na chuva e na escuridão do fim de Outono pelas ruas de Bjørgvin em busca de um abrigo. Apesar de Alida estar grávida, ou justamente por isso, todas as portas se fecham. O início de Trilogia ganha contornos de uma parábola bíblica, ressoando a história de Maria e José, não fosse os contornos macabros indiciados gradualmente, pois na sua fuga ao passado em Dylgja e na chegada a uma nova morada Asle deixa um rasto de morte. Na segunda novela, Asle e Alida chamam-se agora Olav e Åsta Vik. Apesar do sonho de refazer a sua vida neste novo lugar, o passado persegue Olav, na figura do Velho, que promete manter o segredo em troca de uma cerveja. Na terceira novela, cabe a Ales, filha de Alida, revelar-nos um pouco do que se sucedeu, depois do final da segunda novela, e assim encerrar o ciclo, ao mesmo tempo que parece ser visitada pela alma da mãe.
Apesar dos anos de intervalo entre as narrativas, subjaz-lhes uma unidade lógica, acompanhando as mesmas personagens em momentos distintos da sua vida, particularmente críticos nas duas primeiras histórias. Nessa unidade conflui ainda a linguagem, simples e lírica, numa prosa que se extravasa ao sabor do fluxo da consciência. As frases distendem-se infindamente, com pausas formais ditadas pelo diálogo das personagens, e a recorrência e a repetição contribuem para um ritmo circular. O próprio tempo esbate-se, entre constantes analepses, sonhos, alucinações e visões de futuro.
Jon Fosse nasceu em 1959, em Strandebarm, no Oeste da Noruega. Vive desde 2011 numa residência honorária, o “Grotten”, pertencente ao estado norueguês, localizada no Palácio Real de Oslo. O uso desta residência como habitação permanente é uma honra concedida pelo Rei da Noruega pelas contribuições para as artes e a cultura norueguesas. Jon Fosse, autor multipremiado, com destaque para o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico, é um dos escritores mais celebrados da nossa contemporaneidade. Trilogia foi agraciado com o Prémio Literário do Conselho Nórdico.
Leave a Comment