Entre outras iniciativas no âmbito do centenário de José Saramago, a Porto Editora publicou em maio deste ano dois livros ilustrados para os mais jovens.
Com texto de José Saramago, O Silêncio da Água e Uma Luz Inesperada são dois belíssimos álbuns infanto-juvenis, ainda que bastante diferentes.
«Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.»
A partir de um texto publicado originalmente em As Pequenas Memórias (2006), livro autobiográfico de Saramago, Yolanda Mosquera dá nova cor e vida a este excerto que narra uma recordação de infância de José Saramago. Este fragmento transfigura-se assim num conto universal, com encantadoras ilustrações, onde se conta a história de um rapaz que – um pouco como acontece em A Maior Flor do Mundo – luta contra as improbabilidades para conseguir aquilo que mais deseja. Neste caso não se trata de percorrer o mundo para procurar água para uma flor sedenta, mas pescar um barbo na foz do Almonda, a boca do rio Tejo. As frases de estrutura simples, musicadas, próximas de um registo familiar, com ilustrações ligeiramente esbatidas, tornam este livro perfeito para a infância.
Leave a Comment