O Banco, é o primeiro livro infantil de Meghan, Duquesa de Sussex, publicada pela Nuvem de Letras, do Grupo Editorial Penguin Random House.

Uma história tocante, escrita como um poema, sobre a magia da paternidade, dedicada ao marido, o Príncipe Henrique, após o nascimento de Archie, o primeiro filho do casal.

Esta é uma declaração de amor à relação especial entre pai e filho, vista através do olhar enternecido da mãe, discretamente à janela:

«Este é o teu banco, onde uma nova vida terá início — para ti e para o nosso filho, o nosso amor vitalício.»

Ao longo deste álbum para a infância, contam-se as muitas histórias de diversos pais e filhos, uma narrativa inclusiva que abrange as mais variadas etnias e toca mesmo, com as ilustrações, as questões de género. Neste banco, que são muitos bancos nos mais variados cenários (um jardim, um parque, uma escola), um pai e um filho partilham momentos especiais e definidores de uma vida, desde o que pode ser o primeiro dia de escola ao primeiro desgosto de amor (cabe ao leitor interpretar). Esse banco que pode ser um ninho, um porto de abrigo, assim como uma janela para o mundo e a vida da criança.

Meghan, Duquesa de Sussex, é mãe, esposa, feminista e ativista. Através do trabalho sem fins lucrativos da Fundação Archewell, Meghan e o marido estão empenhados em fazer crescer a compaixão em comunidades por todo o mundo. Vive atualmente na Califórnia, o seu estado natal nos Estados Unidos da América, com a sua família, dois cães e um número crescente de galinhas.

Christian Robinson é autor e ilustrador. Foi galardoado com as menções honrosas da Medalha Caldecott e Coretta Scott King pelas ilustrações. Colaborou com o programa Rua Sésamo e com os estúdios de animação Pixar como realizador de animação.

print
Paulo Nóbrega Serra
Written by Paulo Nóbrega Serra
Sou doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», defendida em Junho de 2013. Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, autor da obra O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa: O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e O Meu Mundo Não É Deste Reino, de João de Melo, fruto da minha tese de mestrado. Tenho ainda três pequenas biografias publicadas na colecção Chamo-me: Agostinho da Silva, Eugénio de Andrade e D. Dinis. Colaboro com o suplemento Cultura.Sul e com o Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online), e tenho publicado vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. Trabalhei como professor do ensino público de 2003 a 2013 e ministrei formações. De Agosto de 2014 a Setembro de 2017, fui Docente do Instituto Camões em Gaborone na Universidade do Botsuana e na SADC, sendo o responsável pelo Departamento de Português da Universidade e ministrei cursos livres de língua portuguesa a adultos. Realizei um Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas e uma pós-graduação em Ensino Especial. Vivi entre 2017 e Janeiro de 2020 na cidade da Beira, Moçambique, onde coordenei o Centro Cultural Português, do Camões, dois Centros de Língua Portuguesa, nas Universidades da Beira e de Quelimane. Fui docente na Universidade Pedagógica da Beira, onde leccionava Didáctica do Português a futuros professores. Resido agora em Díli, onde trabalho como Agente de Cooperação e lecciono na UNTL disciplinas como Leitura Orientada e Didáctica da Literatura. Ler é a minha vida e espero continuar a espalhar as chamas desta paixão entre os leitores amigos que por aqui passam.